Vida Cristã

Escrito por Elton Melo

neemias dia6 cha

Agora Neemias sabe que Deus fará algo e que espera que ele, Neemias, saia da sua zona de conforto. Apesar de viver no cativeiro, Neemias tem uma vida boa. Ele mora no palácio, é homem de confiança pessoal do rei. Só que agora ele está em conflito. Ele sabe que Deus pode mudar o quadro, mas também sabe que Deus gerou em seu coração um forte desejo de se dispor nas mãos do Senhor.

 

Estes 120 dias, entre Quisleu e Nisâ, marcam o conflito existencial de Neemias. Não se trata apenas de relatar ao rei o que está acontecendo, mas sim de se envolver completamente na solução deste problema.

Neemias é capacitado? Não me parece. Mas Deus não chama os capacitados; ele capacita a todos que chama. O que conta na sua chamada não é a sua capacitação, dons ou talentos, mas a compaixão por aqueles que estão em sofrimento, por aqueles a quem Deus deseja te usar poderosamente.

Ação sem compaixão vira apenas uma tarefa, mas quando permitimos olhar para o problema com o olhar de Deus, não tem como não ser tomado pela compaixão.

O que moveu Jesus a vir a este mundo não foi dó ou pena dos pecadores, mas sim a compaixão pelos perdidos. Compaixão é uma paixão comprometida. Os comprometidos são apeles capazes de dar tudo de si para serem usados por Deus.

Deus não precisa em nem usa pessoas que fazem bonitos discursos sociais, muitos menos aqueles que propagandeiam e apenas contam histórias. Deus continua buscando apenas um tipo de pessoa que se coloque na brecha: os comprometidos.

Deus pode fazer coisas tremendas quando encontra uma única pessoa com coração apaixonado por aquilo que apaixona o coração de Deus. Sempre que alinhamos o nosso coração com os valores do reino de Deus, estaremos nos abrindo para que Deus opere através de nós.

Há muitos exemplos: Moisés, Josué, Débora, Gideão, Rute, Ester, Esdras, Neemias, Zorobabel, João Batista, Davi, Samuel, Elias, Eliseu, Jonas, Paulo, JESUS.... VOCÊ.  

Aplicação pessoal: Se você está lendo esta página é porque respondeu SIM, na página anterior (espero). Não tenha pressa de anotar, ou continuar a leitura.   Responda, simplesmente:

  1. a) O que o Senhor espera que você faça?
  2. b) Com quem você precisa acertar para começar a fazer? Com a esposa, os filhos, o patrão?

Exatamente como fará quando tiver a oportunidade de fazer? (Estratégia)


Este texto faz parte do devocional Campanha de Jejum e Oração CIBI 2017, com base nos textos de Neemias. Estes devocionais foram feitos pelo pastor Elton Melo e podem ser livremente distribuídos. Se você fez esta campanha, escreva-se o seu comentário e se possível o seu testemunho: Elton Melo