Vida Cristã

Escrito por Elton Melo

neemias dia14 geanalogiajesus

Neemias assumiu uma “terra arrasada”. As pessoas tinham perdido sua história, seu passado, a referência necessária para lidarem com as necessidades do tempo presente. Neemias se põe a ajudar os nobres e magistrados a resgatar a história das pessoas. Isso nos fala de dignidade. Neemias não era bom apenas para liderar pessoas para fazer coisas, mas era também um líder preocupado em corrigir os erros do passado e verificar se os que vieram com ele, realmente eram da linhagem de Israel.

 

No meio de mais de quase 50 mil pessoas que vieram com Zorobabel, haviam pessoas cuja linhagem, não se podia encontrar as raízes históricas comprovando a linhagem sacerdotal e foram considerados como imundos.

Os que não tem referência não podem exercer o ministério. Nossa história precisa ser limpa, coerente. Não estamos aqui de qualquer jeito. Muitos pastores se autodenominam pastores, apóstolos, mas há alguns que sequer frequentaram um seminário. Não tem passado, não tem raiz.

No novo testamento, a nossa referência não é necessariamente o nosso passado, mas o que Cristo fez por nós e em nós.

Procure conhecer a história de seu líder. Seus erros e falhas, seus acertos e seus aprendizados dizem muito mais que seu discurso.

Aplicação pessoal: Como você lida com os passados das pessoas? Será que estamos caminhando para frente com alguma falha do passado que ainda não foi confessada, corrigida? Deus restaura a nossa história, mas não aceita o falso como verdadeiro. Há algo na sua vida que precisa ser recontado?


Este texto faz parte do devocional Campanha de Jejum e Oração CIBI 2017, com base nos textos de Neemias. Estes devocionais foram feitos pelo pastor Elton Melo e podem ser livremente distribuídos. Se você fez esta campanha, escreva-se o seu comentário e se possível o seu testemunho: Elton Melo