Vida Cristã

Escrito por Elton Melo

neemias dia13 conflitomente

A obra estava quase no fim, mas haviam problemas por todos os lados. Não eram apenas os inimigos, mas gente de dentro dos judeus angustiavam e causavam problemas. Havia carestia, suborno, corrupção, fome e escravidão. Como motivar as pessoas diante de um quadro deste? E mais, como confrontar os nobres, os magistrados, os ricos que oprimiam o povo? Podemos aprender com Neemias algumas lições importantes para enfrentar situações como essa:

 

  1. Neemias ficou enfadado – Só Deus sabe o que passou pela cabeça dele naqueles dias. Quem sabe ele pensou: onde eu vim parar?... O que eu estou fazendo aqui?
  2. Neemias não tomou nenhuma decisão de cabeça quente – quando estamos frustrados é a pior hora para tomar uma decisão;
  3. Ele parou, meditou, pensou – evite a pressa e pense antes de agir, lembre-se que toda ação tem uma consequência;
  4. Ele confrontou os nobres e magistrados;
  5. Apelou para os princípios da Palavra e não para o seu parecer;
  6. Deu o exemplo - mostrou ao nobres que ele também estava fazendo sua parte para solucionar o problema;
  7. Deixou claro o que devia ser feito e pôs testemunhas diante do Senhor;
  8. Usou a palavra profética para mostrar o que aconteceria com os desobedientes;

Neemias foi um pacificador, mas ao mesmo tempo um líder proativo, conhecedor dos princípios da Palavra. No dia da sua indignação, evitou tomar uma medida que ia complicar a solução. Às vezes, precisamos ser firmes e até mesmo enérgicos, mas cuidado para não ir além.

Podem se levantar oposições contra a sua vida, a sua liderança, mas saiba que o que prevalecerá é a Palavra do Senhor. Isso serve para todos. O temor do Senhor é o princípio da sabedoria. Podemos discutir, discordar sobre qualquer assunto na casa de Deus e até mesmo no nosso lar, mas jamais perder o temor do Senhor. E tudo tem o lugar certo para discutir e resolver. Temos um Deus que conhece todas as coisas e a Ele devemos prestar contas.

Aplicação pessoal: Já descobriu que as rosas têm espinhos? Qual a sua estratégia para resolver problemas internos? Dentro da sua própria casa? Você já aprendeu a contar até 10 antes de abrir a sua boca? Você é um resolvedor de conflitos. Seja proativo.


Este texto faz parte do devocional Campanha de Jejum e Oração CIBI 2017, com base nos textos de Neemias. Estes devocionais foram feitos pelo pastor Elton Melo e podem ser livremente distribuídos. Se você fez esta campanha, escreva-se o seu comentário e se possível o seu testemunho: Elton Melo