Vida Cristã

Escrito por Elton Melo

neemias dia12 liderar

Até a metade do muro (altura), a coisa foi bem, mas a obra ainda não estava completa. As brechas estavam fechadas e o povo entusiasmado, mas satanás preparou um plano para tentar atrapalhar, destruir e desmotivar as pessoas. Ele sempre fica furioso quando as coisas dão certo.

 

Agora Neemias tem um novo desafio: não perder o que já foi feito e continuar a obra até o fim. Ele nos dá uma preciosa lição de administração moderna, descentralizando a liderança, distribuindo as tarefas, acompanhando a execução, verificando os resultados e corrigindo eventuais problemas.

Vejamos o que Neemias fez:

  1. Metade dos homens trabalhavam e metade ficavam de guarda e haviam supervisores;
  2. Faziam a obra com uma mão e com a outra portava sua arma;
  3. Colocou uma sentinela na torre, para tocar uma trombeta se o inimigo atacasse;
  4. Aproximou as pessoas umas das outras, diminuído o espaço para o inimigo atacar;
  5. Mobilização efetiva, ao ouvir a trombeta, eles sabiam para onde deviam ir;
  6. Contou com a ajuda dos mais moços dia e noite;
  7. Mesmo durante os períodos de descanso, estavam 100% focados, não largavam as armas.

Além de cuidar para não perder o que já tinha sido feito, Neemias inovou planejando a execução e antevendo como podia resolver em caso de ataque. Nos ensina também a sermos vigilantes, isto é, a zelar para não perder o que já foi feito.

Todo trabalho bem feito, seja na sua casa, na sua empresa ou na Igreja, sempre vai despertar a ira de satanás que usará pessoas invejosas, maliciosas e violentas para tentar de todas as formas destruir as conquistas. Muitos, por falta de vigilância, acabam caindo em ciladas e perdendo muito tempo e recursos. Cuide para que ninguém vos engane (Cl 2.8).

Aplicação pessoal: E aí, já perdeu alguma coisa que lhe custou muito tempo de trabalho, estudo e aplicação pessoal? Você é um vigilante ou “dormilante”? O que contribuiu para esta perda? O que você precisa cuidar para não perder agora, nesta fase da sua vida? Se o inimigo tentar roubar, matar e destruir algo em sua vida ou ministério, por onde ele vai tentar? Qual é a sua estratégia para se opor a ele?


Este texto faz parte do devocional Campanha de Jejum e Oração CIBI 2017, com base nos textos de Neemias. Estes devocionais foram feitos pelo pastor Elton Melo e podem ser livremente distribuídos. Se você fez esta campanha, escreva-se o seu comentário e se possível o seu testemunho: Elton Melo