Vida Cristã

Escrito por Elton Melo

neemias dia4 decisaoerradaVamos dar “nomes aos bois”! Neste momento da oração, o povo começou a recontar a história para perceber onde foi que erraram. No Salmo 90.12, o salmista nos dias que devemos contar os nossos dias para que alcancemos corações sábios. Falar é bom. De vez em quando reconte a sua história. Não conte só os feitos positivos, conte também as “besteiras” que você fez, as decisões equivocadas da sua vida. Tem muita gente que não gosta de lembrar do seu passado. Mas fingir que não aconteceu nada, não resolve. Os erros do passado precisam estar claros em nossas mentes, como ensinamentos para não cairmos mais naquela situação. Veja o que eles reconheceram sobre o passado do seu povo:

 

  1. Foram orgulhosos e teimosos;
  2. Não deram atenção à lei do Senhor;
  3. Conscientemente desobedeceram;
  4. Rapidamente se esqueceram dos milagres recebidos em seu favor;
  5. Rebelaram-se contra a liderança do Senhor;
  6. Quiseram voltar ao Egito ao invés de continuar caminhando para Canaã;
  7. Fizeram um ídolo e o nomearam seu deus;
  8. Mataram os profetas; cometeram blasfêmias ao Nome do Senhor;
  9. Passada a aflição e a intervenção do Senhor, voltavam à vida de pecado.

Mesmo assim, o Senhor foi misericordioso com eles. Fez sinais prodígios e maravilhas, deu-lhes a terra que manava leite e mel, deu-lhes casas, reinos, riqueza e terras férteis, chuvas e colheitas, comeram até se fartar, engordaram e desfrutaram das muitas bênçãos. Não há Deus tão maravilhoso como o nosso Deus. E ele ainda trabalha para aquele que nele espera. Meu amigo, quem sabe você precisa fazer hoje uma retrospectiva da sua vida. Olhar para trás não é perda de tempo. Serve para realinhar o nosso coração ao Senhor. Deus não pega atalhos, nem “passa a mão na cabeça” dos seus filhos. O que o homem semear isto ele colhe. Mas ainda assim, o Deus misericordioso, tardio em irar-se, continua falando ao seu coração. Se você hoje ouve a sua voz, não endureça o seu coração.

Aplicação na sua vida: Ao fazer a sua retrospectiva, anote com clareza, o que você errou. Quais as falhas que você cometeu, quais princípios da Palavra você não observou. Não se preocupe em quem foi culpado. A questão não é quem foi, mas como você reagiu aos acontecimentos. Faça também uma lista das boas coisas que o Senhor te deu, mesmo no período que você errou. Agradeça, pois a misericórdia triunfou sobre o juízo.


Este texto faz parte do devocional Campanha de Jejum e Oração CIBI 2017, com base nos textos de Neemias. Estes devocionais foram feitos pelo pastor Elton Melo e podem ser livremente distribuídos. Se você fez esta campanha, escreva-se o seu comentário e se possível o seu testemunho: Elton Melo