Lista de Mensagens - alcancevitoria | 2016

Precisamos compreender o que é fé, como ela opera. Como nós podemos nos apoiar nela, para alcançarmos as promessas de Deus para os nossos dias? Você pode conhecer muito sobre fé, citar excelentes textos bíblicos, mas se não por em prática, não resultará em nada para sua vida. Lembre-se que a fé é um princípio ativo, algo que te faz mover. Além disso, por mais que você enfrente tentações, lutas espirituais e até mesmo ataques do inimigo.
Duração:1 hr 10 mins 46 secs

Amados, somos movidos pelas promessas. As promessas tem a finalidade de alimentar a esperança. Para o ser humano, a esperança é o combustível da vida. Quando uma pessoa perde a esperança ela não tem mais o que fazer e fatalmente vai ficar estagnada, prostrada, alguns simplesmente acabam com as suas vidas e, em outras palavras, a vida desta pessoa passa a ser vegetativa. De fato a esperança é tudo fundamental, pois são inúmeras as dificuldades que temos de enfrentar:

  1. as limitações pessoais (físicas, financeiras, emocionais);
  2. o cansaço;
  3. a falta de gosto por fazer as coisas;
  4. a situação do país onde vivemos;
  5. as dificuldades de relacionamento; os fracassos;
  6. o calor, o frio, a chuva, … e muitas coisas mais…

A função da esperança é rejuvenescer a alma, qualquer que seja nossa idade. Por outro lado, a falta da esperança, e as lutas da vida, tendem a tornar o nosso coração e nossa personalidade mais endurecidos progressivamente. Cada vez que alimentamos o sentimento de derrotismo, de incapacidade, de pessimismo, autocompaixão, complexo de inferioridade, lamentação, mágoa, rancor, etc... vamos ficando mais enrugados, cansados e perdemos a alegria da vida.

É por essa razão que precisamos da Palavra de Deus, pois ela nos realinha para a fonte de vida que supre e nutre o nosso coração deste importante combustível: a esperança. Veja estes três versículos:

Sl 146.5 Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó como seu auxílio e cuja esperança está no SENHOR, seu Deus,

Sl 33.20 Nossa esperança está no SENHOR; ele é nosso auxílio e escudo.

Pv. 13.12 A esperança adiada entristece o coração, mas o desejo cumprido é árvore de vida. Pv 13.19;

Isso tem a ver com Fé, razão principal da nossa relação com Deus. Nesta noite abra bem o seu coração e deixe esta fé encher o seu coração. Abra a sua bíblia em Hebreus 11.1-6; Josué 1.1-9

NVI A MENSAGEM

1 Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.

2 Pois foi por meio dela que os antigos receberam bom testemunho.

3 Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que o que se vê não foi feito do que é visível.

4 Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício superior ao de Caim. Pela fé ele foi reconhecido como justo, quando Deus aprovou as suas ofertas. Embora esteja morto, por meio da fé ainda fala. Gn 4:4; Mt 23:35; [Lc 11:51]; [Hb 12:24]; [1Jo 3:12];

5 Pela fé Enoque foi arrebatado, de modo que não experimentou a morte; "ele já não foi encontrado porque Deus o havia arrebatado", pois antes de ser arrebatado recebeu testemunho de que tinha agradado a Deus. Gn 5:24; [Gn 5:22];

6 Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.

3 Pela fé vemos o mundo trazido à existência pela palavra de Deus, o que foi criado e que podemos ver por meio do que não vemos. Gn 1:1; Sl 33:6; Jo 1:10; Rm 4:17; Ef 3:9; Cl 1:16;

4 Por um ato de fé, Abel apresentou a Deus um sacrifício melhor que o de Caim. Foi aquilo em que ele acreditava, não o que ele trouxe, que fez diferença. Pelo que Deus observou, pôde aprová-lo e considerá-lo justo. Após todos estes séculos, aquela fé continua a chamar nossa atenção.. Gn 4:4; Mt 23:35; [Lc 11:51]; [Hb 12:24]; [1Jo 3:12];

5 (5-6) Por um ato de fé, Enoque escapou da morte. “Eles o procuraram e não o encontraram, pois Deus o tinha tomado.” Sabemos, com base num testemunho confiável, que antes de ser tomado “ele agradou a Deus”. É impossível agradar a Deus a não ser pela fé. Por quê? Porque qualquer um que deseja se aproximar de Deus deve crer que ele existe e que se preocupa o bastante para atender aos que o procuram. Gn 5:24; [Gn 5:22];

Precisamos compreender o que é fé, como ela opera. Como nós podemos nos apoiar nela, para alcançarmos as promessas de Deus para os nossos dias?

O que são as promessas de Deus

  1. As promessas de Deus são sempre para te fazer crescer e alcançar tudo aquilo que Ele deseja para sua vida;
  2. As promessas de Deus para nós são embasadas na sua vontade que é sempre “boa, perfeita e agradável”- Rm 12.2
  3. Há dois tipos de promessas na Bíblia: as incondicionais (Ez 36.26) e as condicionais (se...)
  4. Porém as promessas condicionais só se cumprem se você cooperar, isto é, colocar a sua fé em ação.
  5. O que é fé? Hb 11.1, a define como “certeza”, “convicção” daquilo que se espera. (SLIDE 2)
  6. Fé = “pistis”, que é baseado em duas palavras gregas:
    1. Hipostasis = certeza, isto é, “o que está debaixo”;
    2. Enlenchos = convicção, prova;
  7. Então é fé é a fidelidade ativa na vida cristã em lugar da confiança meramente intelectual;
  8. É por essa razão que a fé é a base do nosso relacionamento com Deus – Hb 11.6 (SLIDE 3)
  9. A fé é a única resposta essencial à graça de Deus: a justificação é o resultado dessa fé.

2- Quando é que a nossa Fé agrada a Deus?

  1. Quando a nossa confiança naquilo que Deus prometeu, resulta numa vida de fidelidade na caminhada cristã (em todas as áreas da nossa vida); isso nos leva a perseverar;
  2. A fé só funciona quando ela se torna uma virtude, isto é, em ação.
  3. Virtude = disposição firme e constante para a prática do bem; qualidade própria para produzir certos efeitos;
  4. Um exemplo bem claro é a mulher do fluxo de sangue que toca em Jesus (Lc 8.46); (SLIDE 4)
  5. O texto bíblico diz que quando aquela mulher tocou em suas vestes, saiu virtude (poder) de Jesus e aquela mulher ficou imediatamente curada.
  6. Portanto, a fé daquela mulher lhe impulsionou a buscar Jesus, tocar em suas vestes, mesmo que isso parecesse algo muito difícil.
  7. Por essa razão a fé só tem sentido e valor quando ela te leva a uma ação (obras).
  8. É por essa razão que Tiago afirmou que a fé sem as obras são mortas (Tg 2.14) (SLIDE 5)

3 – Promessa e realidade para o povo de Israel

  1. Quando Deus chamou Abraão para segui-lo, deu-lhe algumas promessas, entre elas a que ele e seus descendentes receberiam uma terra. Você faz ideia de que tamanho era essa terra?
  2. MAPA – veja no mapa, conforme a promessa registrada em Gn 15.18-21; Dt 1.7-8; 11.24; Js 1.4; - era de Wadi el-Arish, Egito, subindo até o sul do Líbano e indo até o rio Eufrates. (SLIDE 6)
  3. Em alguns momentos da história de Israel, isso quase foi uma realidade (1Cr 5.9; 2Cr 9.26);
  4. Mas veja a terra das 12 tribos: o território era bem menor. (SLIDE 7)
  5. Porque a promessa não se cumpriu? Teria Deus falhado? Quais foram as causas? (SLIDE 8)
  6. O que fez este povo perder ou não tomar posse desta promessa? O que podemos aprender para a nossa vida hoje?

4 – Quatro atitudes que contribuem para a conquista: (SLIDE 9)

  1. Por os pés = tomar posse (Js 1.3-4); isso significa fazer a sua parte, ser corajoso, levantar cedo, trabalhar com disposição, ser proativo, estudar, se preparar; “ser forte e corajoso – (Js 1.6) – esforça-te e tem bom ânimo (Js 1.9) (SLIDE 10)
  2. Buscar tudo que Deus tem para você - Desapossar o povo da terra completamente (Nm 33.55; Js 13.1 – havia muita terra e eles estavam conformados; 18.1-3 ainda havia sete tribos para tomar posse da terra); O jogo só termina quando acaba; não se conforme com meias vitórias. (SLIDE 11)
  3. Manter-se puro - não se misturar com o pecado = (desobediência). Deus deu a eles ordens claras para não fazer aliança com o povo da terra, para não se misturar, mas por conveniência, deixaram ficar uma parte para serem lenhadores e carregadores de água; O pecado sempre trará problemas para o cristão: (SLIDE 12)  a) faz o cristão perder as promessas; b) enfraquece o cristão espiritualmente, e c) tira a nossa autoridade sobre o inimigo e ele nos cria problemas
  4. Seja 100% comprometido com Deus – Deus disse a Josué que ele devia meditar na sua Palavra de dia e de noite (Js 1.8), para ele ter a certeza de cumprir exatamente o que a Palavra lhe falava, não se desviando nem para a direita, nem para a esquerda (Js 1.7); o resultado de observar este princípio é prosperidade e sucesso em tudo que fizer (Js 1.8). (SLIDE 13)

Conclusão: (SLIDE 14) Quais são os impedimentos que tem acontecido na sua vida? E o que está impedindo o seu progresso rumo as bênçãos do Senhor Quem sabe é um hábito, uma atitude negativa, ou até mesmo um pecado de pensamento, ou a sua falta de conhecer quem é Deus. Se você não conhece Deus, revelado pela sua Palavra, fatalmente falhará no relacionamento pessoal com Ele.

Você pode conhecer muito sobre fé, citar excelentes textos bíblicos, mas se não por em prática, não resultará em nada para sua vida. Lembre-se que a fé é um princípio ativo, algo que te faz mover. Além disso, por mais que você enfrente tentações, lutas espirituais e até mesmo ataques do inimigo, lembre-se que você tem uma grande e excelente promessa para sua vida e que o Senhor é contigo, não te deixará nem te desamparará.


 Se desejar entrar em contato com o autor desta mensagem, fique a vontade.

Leave um(a) reply

Powered by: truthengaged